A história que vamos abordar neste texto é sobre uma das nossas perdições, CREPEEEEEES!
Os crepes têm origem na Bretanha (Oeste de França), depois de o trigo-mourisco ter sido introduzido naquela região no Século XII.
Inicialmente tinham o nome de Galettes, que significa "Bolos Achatados".
Os crepes feitos com farinha branca só apareceram no início do Século XX, quando o açúcar e a farinha se tornaram acessíveis.
Estes crepes são tão finos como as galettes de trigo-mourisco, mas são mais macios, por terem ovos, leite e manteiga na receita.
Na região da Bretanha, normalmente os crepes são acompanhados com a bebida sidra.
Em França, o dia 2 de fevereiro, é chamado "dia dos crepes", ou "fête de la chandeleur" ou "fête de la lumière". Além de se fazerem e servirem crepes em abundância, há uma superstição: as pessoas que fazem os crepes devem segurar uma moeda com a mão que escrevem, e, ao mesmo tempo, com a outra mão,seguram a frigideira para virar o crepe, e se conseguirem que o crepe caia dentro da frigideira, significa boa fortuna para a família durante o resto do ano.
Os crepes tornaram-se populares em praticamente todo o mundo, iguarias iguais ou semelhantes existem em vários países
Em Espanha, faz parte da culinária da zona da Galiza, e chama-se filloa ou freixó. e da culinária das Astúrias, onde tem os nomes fiyueles, freixuelos ou freisuelos. Em Itália chamam-se crespelle, na Hungria chamam-se palacsintas, em Israel blintzes, na Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia) chamam-se plattars, na Rússia chamam-se blini e na Grécia kreps.
Na nossa área, chama-se Crepe e somos viciados nas 1001 possíveis combinações!😹
Chocolates, frutas, toppings, crocantes, não falta por onde pegar para fazer deliciosos crepes, basta dar asas à imaginação!😍
Se quiserem degustar um bom crepe, sugerimos aqui alguns sítios bastante bons, e com crepes para todos os gostos e feitios:
Casa da Tripa (São João da Madeira), Rimini (Costa Nova-Aveiro), Amorino (Porto/Lisboa), AmoreMio (Santa Maria da Feira / Espinho), AmoreFrato (Porto), DeChocolate (São João da Madeira), ArtCrepe (Espinho), Nut (Porto / Aveiro / Coimbra / Lisboa), Utwo (Espinho), Kacaoland (Praia da Barra-Aveiro), Gusti (Furadouro / Oliveira de Azeméis), Café do Parque (Estarreja), DiSanti (Vale de Cambra), Milano (Aveiro), Doçuras e Travessuras (São João da Madeira), Amadeu (Furadouro)
Sem comentários:
Enviar um comentário