Hummmmm, só o nome já nos deixa com água na boca!
Reza a história que o criador desta fantástica sandwich de pão de forma com carne, queijo, fiambre, linguiça, salsicha, e 1001 combinações que podemos fazer, com um delicioso molho a cobrir e umas batatas fritas a acompanhar, foi Daniel David Silva.
Daniel era oriundo da região do Minho, mais concretamente de Terras do Bouro, e após ter estado emigrado, em França, e adaptou uma sande francesa de seu nome "Croque-Monsieur", ao que hoje chamamos de Francesinha.
Começou a fazer francesinhas por volta de 1953, na Regaleira, restaurante da Rua do Bonjardim, no Porto. Este sítio ainda hoje serve a francesinha, e apresenta-se como o estabelecimento que deu origem a este prato.
Sabem porque se chama Francesinha?????
Porque o senhor David dizia: "A mulher mais picante que conheço é a francesa!"
A história não ficou por aqui, porque alguém teve que expandir a ideia, para hoje a francesinha ser dos pratos mais famosos do nosso país!
10 anos depois de ter aberto o restaurante Regaleira, em 1963, um empregado saiu, com o segredo do molho, para o Restaurante Mucaba, em Vila Nova de Gaia, e aí começou a expansão da ideia.
A outra versão/teoria desta história, é que na Guerra Peninsular, as tropas de Napoleão Bonaparte, comiam umas sandes de pão de forma onde metiam muitas carnes e queijo.
Mas as tropas de Napoleão não tinham o mais importante na francesinha. O molho! ;)
Será um prato sempre associado ao norte do nosso país, e venha quem vier, a verdadeira francesinha é no Porto que se come!
A base da francesinha é o pão de forma, a carne e o queijo, a partir daí, cada um dá asas à sua imaginação, e o que é certo é que com um bom molho em cima, qualquer uma sabe bem!
E sá para adaptar a qualquer estilo de vida, desde vegetarianas, com pão sem glúten, com ou sem picante, etc :D
Ah e não comam com arroz e massa, porque francesinha que se preze tem que ser com batata frita, uma verdadeira bomba calórica, mas tão boa!!!
O molho é tão bom que hoje é usado diversos pratos, tostas mistas, cachorros, hambúrgueres, arroz de fêveras (sim, no Tudo aos Molhos, em São João da Madeira, por exemplo!), e recomendamos!
Dizem vários sites que as melhores francesinhas sem comem nos seguintes restaurantes:
A Caverna , A Regaleira, Aviz , Café Santiago, Capa Negra, Ruby, Douro Sentido, Lado B, Locando, Madureiras, O Afonso, PontoBeer, Bufete Fase, Eatul, Cachorrão, Gemini, El Pata Negra
Sem comentários:
Enviar um comentário