Sabiam que o hamburguer está patenteado nos Estados Unidos da América, mas que chegou a esse país pela mão de imigrantes alemães vindos dos arredores de Hamburgo?
Mas muiiiito antes da criação desta comida mundialmente conhecida e adorada, no fim do século XVII, as tribos nómadas da ásia ocidental, já moíam carne e desenvolveram a técnica de a temperar, para evitar que ela "cheirasse a morto".
Esta ideia teve bastante aceitação, porque assim o fogo tornava-se dispensável nos acampamentos.
A carne moída com a finalidade de fazer um bife arredondado a ser grelhado ou frito tem os seus primeiros registos na europa, mais concretamente na região dos Balcãs, e oeste da Turquia no início do século XIX. Chamava-se plijeskávica , e ainda hoje mantém o mesmo nome nessa região. Terá sido criado por um cozinheiro anónimo que queria usar carnes menos nobres trituradas para serem mais fáceis de mastigar.
Os marinheiros alemães, que faziam a rota do Báltico, conheceram a receita, mas não gostavam da ideia de a carne ser crua. Mas levaram a ideia consigo e começaram a cozinhar a carne, de tal forma que rapidamente se tornou um prato típico da culinária alemã.
No século XIX, quando os EUA começaram a receber grande quantidade de imigrantes, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo, traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo de Hamburgo).
Os americanos aperfeiçoaram esta receita, e acrescentaram o pão.
Actualmente, o hamburguer é um ícone da culinária americana.
Em 1836, no restaurante Del Monico's, em Nova Iorque, o hamburguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardárpio, entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.
Actualmente também existem hamburgueres para todo o tipo de gostos e feitios, tornando a escolha dos ingredientes sempre uma difícil questão 😜
Geralmente é sempre acompanhado com batatas fritas.
É considerado fast-food e servido em sítios para todo o tipo de carteiras.
Os sítios mais conhecidos, e que sem duvida, dominam o mercado, são os franchisings McDonald's e Burger King, estão em quase todas as cidades e com uma gigante flexibilidade de horários e serviços como comprar sem sair do carro, o que é bom para quem quer ir buscar para comer fora.
Nestas duas cadeias, as refeições são consideradas perigosas pelos nutricionistas devido ao processamento dos alimentos, que não é feito de maneira saudável, e as pessoas que aliem refeições constantes nestes locais, e que levem uma vida sedentária, correm o risco de vir a ter problemas cardiovasculares, e as crianças também devem evitar estas comidas, devido à facilidade de acesso hoje em dia a estes restaurantes, e a obesidade infantil é cada vez mais, uma realidade.
Algumas das melhores Hamburguerias que recomendamos são:
Baixa Burger ; Ramona ; Dona Maria Pregaria ; One Burger ; Hamburgueria São João ; Alzuleich ;
Atrium
Sem comentários:
Enviar um comentário